Cosntruindo um Projeto de Vida.

Ter um projeto de vida é fundamental para quem quer escrever a sua história com maiores probabilidades de acertos e construir uma vida feliz
Intenções e desejos, não podem ser confundidos com um sonho, com um projeto de vida. Eles, não resistem ao calor, ao frio... Às tempestades da trilha existencial. São simplesmente inconsistentes e circunstanciais.
Projeto de vida não se constrói sentado à beira do mar das decepções, muito menos às chamas da vingança. Um projeto para a vida requer sobriedade, descanso emocional, liberdade para ser tecido e consciência de suas implicações. Pois, o arquiteto prudente constrói sobre a rocha.
As nossas intenções são simples inspirações momentâneas, que às vezes chegam até nós em função do brilho de alguém que soube construir um bom projeto para sua vida. Mas, peca gravemente que tem intenções desejosas e se ilude pensando ter um projeto de vida.
Quem sonha não perece, resiste às mais diversas provações... Tem objetivos definidos.
Sem sonho somos incertos, enveredamos por qualquer caminho e não somos capazes de resistir as interpéries da vida. Quem sonha ver um brilho à sua frente, um caminho a ser percorrido e uma meta a ser alcançada.
Para Augusto Cury, “os sonhos são como uma bússola, indicando os caminho que seguiremos e as metas que queremos alcanças. São elas que nos impulsionam, nos fortalece e nos fazem crescer”.
Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso são limitadas. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar. Para esse pensador, “os sonhos trazem saúde, equipam o frágil para ser autor da sua história, animam os deprimidos. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes e ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidade”.
Às vezes, nossos projetos são os únicos bons motivos para continuarmos à batalha, as únicas vias de acesso a um estímulo feliz quando ao temos mais chão para caminhar, nem ombros amigos para nos apoiar. Nessa hora quem não tem um sonho faz da vida uma arma, cuja vítima é a própria pessoa.
Algumas perguntas são fundamentais para sabermos se sonhamos se temos um projeto de vida.
Onde eu quero chegar?
Que caminhos tenho traçado para minha existência?
Quais são as minhas metas?
Minhas metas são consistentes ou me desfaleço delas com facilidades?
Tenho vontade de lutar pelo que amo?
O que é prioritário para alcançar essa meta?
Os sonhadores, e obviamente as sonhadoras, sabem que toda opção implica renúncias, sonha-se para uma coisa e dorme para as outras. Nenhum sonhador está imune de tais renúncias e perdas. Em nome de um projeto, são capazes de considerar supérfluo tudo aquilo que poderia distanciá-los de seus sonhos.
O sonhador foca tanto em seu objetivo que não é capaz de arriscar qualquer distração com coisas que para ele, são insignificantes.
Quem sonha ver o que aos olhos dos outros é impossível e até inexistente.

Um comentário:

  1. Freitas, parabens pelo texto.
    Voce deveria escrever um livro, nossa, mas você é muito inspirado!
    É impressionante como voce tem palavras certas na hora certa.
    Esta postagem não é um caso à parte, todas são bem arquitetadas, parabens garoto.
    Por isso que EU TE ADORO... Bjssssss...

    ResponderExcluir