Os Lixos Virtuais que valem Ouro

Estamos na era do Big Brother e dos seus similares. Vivemos a era de uma Big Bosta no Brasil! (Desculpe-me o baixo nível em algumas expressões, perdoe-me.) Um “zoológico humano divertido”, como disse o irreconhecível Pedro Bial. 
Um lixo que vale ouro, pura abobalhada revestida de entretenimento. O BBB envergonha parte dos brasileiros!

Na ‘casa-jaula’ as pessoas se digladiam por um milhão de reais, perdem a consciência da moral equilibrada e tornam-se modelos de uma geração que presta culto à bizarrice e acabam por serem atores e propagadores de uma cultura de baixo teor moral.

Em nome de quê as pessoas se submetam e permitem que o seu “eu” seja substituído por um simulacro chulo? Essa pergunta é importante porque é a lógica da fama e do dinheiro que movem os seus autores e seus atores. Só dinheiro. Dane-se a cultura. Danem-se os comportamentos pervertidos induzidos pela lavagem cerebral destes caras. E só dinheiro e a fama!

A ciência afirma que o homem veio do macaco, confesso que às vezes suponho que seja ao contrário.

Esses programas ante-inteligência, impõe valores e comportamentos padrão. Um padrão de imbecilização dos atores e dos espectadores. E não é verdade que o BBB reproduz a realidade! Discordo. Ao contrário, é a realidade que é envenenada e deformada pelos comandos recebidos dessas sujeiras virtuais. Tanto que o estilo big brother de viver a vida é aderido e reproduzido com muita facilidade.

Muito já se falou e muito se criticou a forma de como a Roma Antiga agia politicamente. Pessoas eram colocadas junto às feras nas arenas públicas para serem devoradas sob a aprovação do publico. Isso, ainda hoje é objeto de reprovação de todo o mundo.

Todavia, o que está acontecendo hoje nos reality shows da vida não tem muita diferença. O que difere um pouco é que, na arena, as feras – por sua irracionalidade natural – devoravam as pessoas. No BBB, são pessoas que – pela irracionalidade adquirida – devoram-se mutualmente. O que existe em comum são apenas os aplausos dos espectadores.

A vida é reduzida à competição, à traição, ao ganhar dinheiro e crescer em detrimento do outro. Objetos humanos são postos na vitrine virtual. É só esperar: basta a menininhas serem “eliminadas” que as revistas masculinas estão prontas à captura. É mais uma pegadinha capitalista que adora manejar as pessoas através do manejo dos objetos, ate que as pessoas se transformem também em objetos.

A menininha é convencida que ela é a sua bunda. E os rapazes se convencem que são os seus músculos. Ninguém é reconhecido pela sua capacidade de reflexão, caímos de cabeça numa big bosta! Vejamos: escrever um livro, desenvolver uma nova teoria ou apostar numa carreira descente, tudo isso leva muito tempo para ter um reconhecimento, dar dinheiro e ganhar fama: então o caminho melhor, mais curto e mais fácil é mostra a bunda!

Se selecionassem alguns jovens e os colocassem numa casa, e o premio fosse uma faculdade de direito ou de filosofia grátis, talvez aparecessem alguns poucos candidatos, mas aposto que não teria o ibope que se tem. O que se percebe é uma caça aos cérebros que ainda resistem. E, simultaneamente uma embriagues intelectual invade as casas das pessoas de bem desse país através desses lixos que são as emissoras de TVs brasileiras.

Os mentores do BBB, a elite dominante, ditam as regras do jogo e o fazem como querem. Vendem os produtos, tais como, expressões chulas, jovens despolitizados, vocabulário pobre, conceitos morais depravados, roupas ridículas, preguiça mental, falsidade, imoralidade, culto às orgias e toda ordem de mesquinharias.

Eles preparam o chazinho para os alienados que ansiosamente o esperam no horário marcado. O porquê de todo esse ‘carinho’ com o público é muito fácil de saber: são esses mesmos corpos dóceis e mentes imbecilizadas que vão às urnas de quatro em quatro anos. Muito simples. Há uma relação de amor entre a ideologia vigente e o jeito de fazer politica no Brasil.

Vou terminar esse texto, essa porcaria talvez, citando um pequeno diálogo:
Logo que começou esse última edição da Big Besteira do Brasil, alguém me perguntou: “Qual sua opinião sobre o BBB?” “Não perco o meu tempo com besteirol”, respondi. “Mas você, como estudante de filosofia, também lida com um público jovem, não deveria ver o BBB, para poder criticá-lo?” Olhei para ele e disse-lhe: “meu amigo, não preciso comer bosta para saber que ela é ruim. Pelo cheiro já dá para saber do que se trata”.

Se você concorda comigo, tudo bem. Se não concorda, tudo muito bem! Você pode ser muito útil para os próximos big bostas que estão por vir. Mas deixo um pensamento para você, talvez não interesse, mas faz parte das boas maneiras. 

"É uma estupidez crer por costume inveterado. 
É coisa irracional conformar-se com uma opinião devido ao número dos que a têm... 
É necessário procurar sempre, em compensação, 
uma razão verdadeira e necessária... e ouvir a voz da natureza.” 
(Giordano Bruno) 

23 comentários:

  1. Beleza Raimundão, dizer isso hoje não é mole, hem! Um abraço, eu leio os seus textos, vc sabe disso.
    Seu amigo Silvio.

    ResponderExcluir
  2. Meu chará vc é nota mil por ser corajoso de escrever sobre o bbb, isso é Brasil como sempre envergonhando toda a Nação Brasileira com esses barracos, ja não chega só os políticos para envergonhar agente com o mísero salário ou seja "esmola" de R$ 545,00 votado no senado, agora tem o BBB onde as pessoas ficam se prostituindo ao vivo

    pro mundo por causa de um milhão, a poderosa rede globo com baixarias pro mundo ver, isso é uma vergonha.
    Um forte abraço do amigo: Nonato (Rádio Educadora, Bragança-Pa).

    ResponderExcluir
  3. Ser humano em primeiro lugar! Que ser humano...Que valores...Que cultura o programa citado pelo amigo Raimundo,é fomentada. Lutar pela liberdade de expressão tem sido um viés dos meios de comunicação.Que expressão? nunca sefalou tanto em criar cultura da leitura, da escrita, da arte enfim... gerada pela consciência capaz de estabelecer significado e conexões com os diferentes pontos vistas vistas de pontos diferentes e solidificados pelo emperico,mas também pela cientificidade. Diante desse preambulo e diante da temática em questão fico a me perguntar o grau de consciência/cultura que intenciona uma rede de TV a levar para toda uma nação. Crianças e jovens são retrovisores de uma situação epocal e,que elementos valorais são evidenciados nesse programa para elevar a cultura e o desenvolvimento das pessoas que possam vir a acompanhar essa programação. Enfim... O que o programa apresenta em termos de valores,dignidade, corporeidade,ética, respeito as vivências e sentimentos dos outros, Deus, solidariedade,verdade, compaixão, sexualidade.Um amontoado de homens e mulheres dando que exemplo para nossa juventude... vale tudo por dinheiro,fama...Como diz o cantor "o mundo está ficando velho em nossos corações"...Isso é retrato de pessoas felizes? Heróis? Com Sucesso? Porque estamos nesse mundo? O que faz sentido viver e o que dá sentido a nossa vida? Qual o legado que esta geração e que cada um de nós deixará para os próximos que virão? É o momento de ser inteligivel e fazer escolhas que permitam pessoas que pensam, projetam,investem em programas como BBB se envergonharem das próprias opções. Que esse dinheiro investido nesse programa fosse para políticas públicas para a juventude ou quem sabe, até para associações juvenis que lutam sem condições em elevar a consciência de outros jovens no intuito de construir uma sociedade mais igualitária,justa e ética.
    Valeu Raimundo pela iniciativa.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Beleza...o post ficou muito bom,irmão!
    Vou compartilhar pra todos no meu Twitter @anderson_guapo
    Valew.. Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  5. Gracias, te deseo suerte, que esa iniciativa tuya sirva para el enriquecimiento inlectual de muchas personas. El conocimiento solo es conocimeinto cuando es compartido.
    Fray Josimar.

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo agradeço pelo endereço, e pelo gesto de carinho....ei vc é um verdadeir filosófo...
    Rosilene.

    ResponderExcluir
  7. Olà compade! Muito obrigado pelo endereço e o conteudo do seu blog! fico muito feliz em saber que vc è um daqueles que estudando filosofia assimilou e interiorizou na sua mente e no coraçao o verdadeiro sentido do amor a sabedoria e a verdade.
    Pensar , refletir, criticar, construir sao os motores que nos movem ruma a verdade que nos faz livres e nos dona a nossa dignidade di pessoa!
    um forte abraço!!

    Luiz Carlos Mendes

    ResponderExcluir
  8. Grand R..F.., o Sr..é um velho poeta rs,rs,.Um grand abraço mano!!

    ResponderExcluir
  9. Olá querido!!!!!!!!Desejo muitas bençãos na sua vida. Um otimo final de semana!!!! bjsss
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog....estupendo. Parabéns!!! Suas palavras são coesas e coerentes. Continue divulgando o seu ponto de vista e suas profundas reflexões a respeito de variadas temáticas. Abraços e orações...
    AC...

    ResponderExcluir
  11. oi Raimundo!!!!

    q legal!!!!! parabens pelo blog! abraços....

    ResponderExcluir
  12. Olá querido!!!
    Fique até emocionada em saber que tenho um amigo poeta .
    Parabéns, e que Deus conserve essa sabedoria divina, abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  13. MUITO BEM AMIGO!
    COMPARTILHO DA MESMA OPINIÃO, NOSSA SOCIEDADE MESMO EVOLUINDO CONTINUA MANTENDO UM MEIO CRUEL E EGOISTA DE "DIVERSÃO". A DIFERENÇA DA ERA DOS GUADIADORES PARA A NOSSA ATUAL É QUE AS PROPRIAS PESSOA VÃO DE LIVRE E ESPONTANIA VONTADE SE EXPOR AO RIDICULO E SERVIR DE DIVERSÃO AOS SEUS CARRASCOS.
    LINDALVA FREIRE

    ResponderExcluir
  14. É isso ai irmão, espirito bravo!.... Gostei da reflexão.
    Rosinei.

    ResponderExcluir
  15. nossa falou bonito...
    parabens pelo blog,ta muito bom!

    ResponderExcluir
  16. Oh, amigo, obrigada pela amizade e por tanta sabedoria. Que Deus o proteja sempre e o guarde de todos os perigos. bjs saudades.
    Profª Socorro Moura

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog e pelos textos escritos.
    Elizete, Primavera do Leste, Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  18. Olá meu amigo tudo bem? parabéns pelo blog. Gostei do texto,vc através desse texto proporciona um outro olhar acerca dos realitys shows que existem por aí desconstruindo aquela visão passada pela mídia.Um abraço. Ariane

    ResponderExcluir
  19. muito bem! é fácil encontrar pessoas insensatas que aderem a este Lixo Virtual, que é os reality show. Temos que ter a coragem de dizer que isso é um mal, que só quer acabar com o decoro do indivíduo. Parabéns Raimundo Freitas pelo artigo! peço-lhe que continue a postar artigos que nos fazem matutar a realidade.
    SEMINARISTA FERNANDO FERNANDES

    ResponderExcluir
  20. Nossa gostei do artigo, muito interessante,parabéns Raimundo pela coragem, faz tempo que você me convida para ver seu blog, hoje tirei um tempo e vim até aqui visitar, gostei de cada palavra que li no seu artigo, você falou a pura realidade do Brasil, temos que valoriza as coisas boas do nosso pais, não gosto do BBB, acho puro dispendiciu de dinheiro, enquanto isso agente suar todos os dias pra ganhar R$ 545,00, mas fazer o que? Essa vida é cheia de supresas enquanto alguns sorriam em frente a uma camera para ganhar um milhão de reais, outro suar com dignidade para ganhar um salario minimo.
    Parabéns espero lê outros arquivos.

    Camila Oliveira Maia

    ResponderExcluir
  21. fala rapaz, gostei da postagem, pois o verdadeiro filósofo não é aquele que ver as coisas com um olhar ôntico mais com um olhar ontológico, pois assim vermos as lacunas em nosso meio, parabéns ver viu tudo com um olhar em 3d, kkkkk um abraço do seu brother Elielson.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir